Ciência e Tecnologia Ambiental
programa de pós-graduação em
Mestrado Acadêmico
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental -  Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado, 4900 - Bloco C - Bairro Ecoville CEP 81280-340 - Curitiba - PR - Brasil. - Fone: (41) 3279 6816.
Copyright DAQBi. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da UTFPR/DAQBi.

CONTATO
ENGLISH VERSION
Web Qualis periódicos WebOfScience SciFinder Academico
scopus
Science direct

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Tecnologias e Processos Ambientais

 

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) desenvolve trabalhos relacionados ao tratamento e/ou biotransformação de resíduos, indicadores biológicos de qualidade ambiental, monitoramento e gerenciamento ambiental, sendo o seu corpo docente formado por profissionais de diferentes áreas da Química, Biologia, Farmácia e Engenharias. O PPGCTA tem como objetivos produzir conhecimento voltado à problemática ambiental nos diferentes setores da sociedade; qualificar profissionais no que se refere a resolução das problemáticas ambientais existentes, com o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas no campo da Ciência e Tecnologia Ambiental; promover a interação da academia com o setor industrial e a comunidade, favorecendo a percepção da necessidade de projetos inovativos e ambientalmente amigáveis; oportunizar o desenvolvimento de projetos aplicados ao desenvolvimento sustentável, controle ambiental e minimização de resíduos; possibilitar aos egressos da UTFPR e à comunidade externa o acesso a uma formação multidisciplinar próximo a sua região de formação. O PPGCTA busca divulgar seus trabalhos através de atividades de cunho social, além da divulgação de seus resultados por meio da publicação de trabalhos em periódicos, além de incentivar a geração de patentes, quando cabível.


LINHA DE PESQUISA: MONITORAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

Esta linha de pesquisa atua na compreensão das dinâmicas ambientais frente às intervenções humanas, valendo-se do levantamento periódico de indicadores, tratamento estatístico, análise espacial de dados e análise crítica de resultados. Dentre os principais aspectos ambientais monitorados estão a estrutura e funcionamento de ambientes aquáticos e terrestres, os efeitos de resíduos e contaminantes sobre organismos e ambiente e os instrumentos utilizados pelo homem na gestão ambiental de sistemas.

LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS QUÍMICOS E BIOTECNOLÓGICOS DE TRATAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS

A linha investiga e desenvolve processos tecnológicos e biotecnológicos para solução de problemas ambientais incluindo estudos relacionados à caracterização e tratamento de resíduos, bioprocessos e biossorção.

LINHA DE PESQUISA: TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUÁRIAS

A linha de pesquisa em Tratamento de água para abastecimento e águas residuárias tem por objetivo aplicar diferentes processos de tratamento, convencionais e avançados, visando à remoção de micro e macro contaminantes e contaminantes emergentes em águas destinadas ao consumo humano, bem como o tratamento de efluentes domésticos e industriais, visando garantir a melhor qualidade do efluente tratado e a manutenção do equilíbrio ambiental.